quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Morfologia do Sistema Cardiovascular RESUMO (Parte 2)

Visão geral circulação:  sistêmica (Grande Circulação) e Pulmonar ( Pequena Circulação)


  • Veia Cava superior (VCS):  é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda, na porção superior do mediastino médio, recebendo, portanto a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica.
  • Veia Cava Inferior (VCI): é um vaso de grande calibre que drena o sangue proveniente dos membros inferiores, grande parte do dorso e das paredes dos conteúdos das regiões abdominais e pélvicas.

Débito Cardíaco (DC)
  • Quantidade de sangue ejetado por minuto.
  • DC=  VS (volume Sistólico) x FC (Frequência Cardíaca)
  • Homens Saudáveis  e jovens (repouso) 5,6 L/min
  • Mulheres Saudáveis e jovens (repouso) 4,9 L/min
  • Em adulto Saudáveis (repouso) 5 L/min 
Determinantes do Desempenho Ventricular
Volume Sistólico (VS): é o volume de sangue que o coração ejeta a cada batimento. Esse volume ejetado no coração varia em torno de 70 ml (mililitros).


  •  Pré- Carga: corresponde a pressão sanguínea ( que chega ao coração) e a volume de enchimento ventricular. Lembrando que também é conhecido como quantidade de sangue que entra no ventrículo, sendo assim, está relacionada com volume de sangue no ventrículo antes da sístole. A pré- carga elevada  indicar possíveis insuficiências cardíacas ou hipervolemia. Já a pre- carga diminuída indica uma hipovolemia. 

                          Fatores que aumentam a pré- carga: Constrição venosa, Contração Muscular Ingestão de líquidos, posição de Trendelenburg ( posição em que a cabeça está em um nível mais baixo que as pernas), Transfusão de sangue, albumina.
                                                                  
                          Fatores que diminuem a pré- carga: Diuréticos, Flebotomia (causa sangramento desidratação, dilatação venosa ( estocando sangue em periferia) e aumento da pressão intratorácica.           

  • Pós- Carga: Corresponde a tensão que a parede do ventrículo faz contra a resistência encontrada pelo sangue para deixar o coração durante a sístole. Lembrando que a pós- carga é  influenciada pela pressão aórtica, e diastólica, complacência do sistema arterial, resistência vascular periférica, volume de sangue circulante, a integridade da valva aórtica. 
                        
        Fatores que aumenta a pré- carga: estenose aortica, vasoconstrição, hipertensão, epinefrina noraepinefrina.
                    
        Fatores que aumenta a pós- carga: anti- hipertensivos (inibidores de ACE e α- adrenégico antagonistas).
                          
  • Contratilidade: é a força ou capacidade de contração do miocárdio, tendo influencia  por medicamentos, balanço eletrolítico, volume de fluidos corporais, entra outros.                  
                     
   Fatores que aumentam a contratilidade: Estimulação simpática (receptores β-1),hipercalcemia hipertireoidismo, medicamentos inotrópicos positivos ( Digitalis, Dobutamina).

    Fatores que diminuem a contratilidade: hipocalcemia, inibidores de β-1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário